O PODER DA BELEZA -por Monica Linhares

Dicas de saúde, beleza, comentários, lançamento de cosméticos...
Enfim, dicas imperdiveis que para lhe proporcionam mais saúde e beleza na sua vida.
www.espacosauderio.com.br








segunda-feira, 26 de março de 2012

Falhas na barba pode ser sinal de Alopecia Aerata



Muitos homens vêm ao consultório se queixando de falhas na barba e buscando uma solução. Alguns já nascem com essa irregularidade no nascimento e crescimento dos pelos (que pode ser facilmente percebida ao deixar a barba crescer). Mas, se a barba que antes possuía pelos em quantidade e espaçamento uniformes agora apresenta falhas e “buracos” arredondados ou ovais, pode ser sinal de Alopecia Aerata. Vamos antes entender o que é a doença.

A Alopecia Aerata é uma doença que provoca perda de cabelo ou pelos em áreas arredondadas ou ovais no couro cabeludo e/ou em outras partes do corpo. A doença atinge 1% a 2% da população, em homens e mulheres de qualquer raça e idade.

A perda dos pelos costuma não vir acompanhada de outros sintomas, mas pode ocorrer dor, queimação ou prurido. Geralmente é diagnosticada por um simples exame visual, mas em alguns casos pode ser recomendada biópsia para saber se a causa da alopecia não é efeito colateral de outras doenças.

Os episódios de queda de pelos e cabelo podem ser esparsos, seguidos de recuperação. Há ainda casos em que a perda de cabelos e pelos é irreversível.  Com ou sem tratamento, crescimento dos fios deve acontecer no período de um ano. As causas da queda podem ser genéticas, auto-imunes ou ainda de ordem psicológica.

O tratamento não é obrigatório, pois a condição é benigna e tende a regredir espontaneamente assim como ocorrer reicidivas. Porém, afeta a qualidade de vida dos portadores, podendo trazer sérios transtornos psicológicos.

Ao longo dos anos, diversos tratamentos foram aplicados e pesquisados. Um dos melhores resultados alcançados foi o tratamento com difenciprona, que é segura e eficaz. Ela age produzindo uma inflamação no bulbo capilar que estimula o crescimento do fio e sua aplicação é tópica no local onde ocorrem as falhas.

7 comentários:

PAULO TAMBURRO. disse...

Olá Mônica,

Sou seu mais novo seguidor.

Interessantíssima esta matéria sobre a barba.

E o pior é ter que fazê-la todos os dias!!!!

Tenho um blog de humor:HUMOR EM TEXTOS.

São mais de 2.000 amigos que me prestigiam e 170 crônicas de humor publicadas , além de outros textos.

Espero que você possa ser o próximo, a me dar a honra da sua presença.

Todos os blogues que ficam por lá registrados, eu também indico aos meus alunos universitários, pois é sempre bom ler, ler, ler...

Um abração carioca, minha conterrânea!

Paulo disse...

E no caso da barba falha, que nunca cresceu? Por exemplo, haver barba no lado esquerdo e direito do rosto, mas logo abaixo da boca, não existir pêlo nenhum?

Mônica Linhares disse...

Oi,Paulo

No caso da barba que e falha voce tem duas opcoes.
Voce faz depilacao a laser para inibir os foliculos pilosos ativos dos dois lados ou estimula o crescimento na area.
Qualque duvida .Pergunte,sera um prazer !

Unknown disse...

Oi Monica, e nesses casos em que o paulo comentou, como fazer para estimular o crescimento na area?
Obrigado.

Anônimo disse...

OI MONICA.É O SEGUINTE GOSTARIA DE SABER SE FICA MUITO CARO O TRATAMENTO PARA QUEM TEM ESSE PROBLEMA À +- 20 ANOS.E SE RESOLVE.AGRADECO.MAX

Unknown disse...

Olá monica meu problema e qui apareceu uma falha em minha barba e eu não sei os fazer

Anônimo disse...

Boa tarde,

No meu caso é que uma parte ficou loira sendo que minha barba é preta só que ficou em forma circula esses pelos loiros, oque pode ser?